quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Direita e Esquerda


Tudo tem o seu oposto: paz e guerra, amor e ódio, noite e dia, claro e escuro, direita e esquerda.
Na Umbanda, a Direita e a Esquerda, ao contrário dos demais exemplos, não são opostos, dois caminhos que se distanciam. São complementos, dois caminhos que seguem por uma mesma trilha com um mesmo objetivo: promover a caridade alcançando os degraus da evolução espiritual.
Por essa idéia de opostos, muitos deduzem que a Direita é o Bem e a Esquerda é o Mal, o que é um equívoco terrível. Toda casa de Umbanda que se prese deveria necessariamente ensinar isso a seus Filhos e à assistencia que a segue: ambos lados, Direita e Esquerda, trabalham apenas para o Bem Maior que é a ajuda ao próximo. O que acontece é que, sim, há divergência em diversos pontos, como a forma de trabalho, os instrumentos utilizados para isso e na evolução espiritual. Todos ainda estão em fase de aprendizagem e podemos dizer que a Direita é um passo adiante, uma série mais avançada na "Escola Espiritual".
A Direita fala muito em Oxalá, na Linha Santa, pois sua evolução espiritual assim permite. A Esquerda é formada por guias que ainda estão trabalhando para compreender a existência de Seres Superiores e assim poder se aproximar deles. Porém eles sempre trazem mensagens de Paz, Amor, União e Fé para que todos, os médiuns, a assistencia e os próprios guias possam ter sua recompesa espiritual e material.
O trabalho do medium é de extrema importância para que os degraus sejam alcançados com sucesso tanto pela Direita quanto pela Esquerda. O discernimento sobre o que é bom ou ruim, o certo e o errado vem das pessoas que trabalham em prol da Caridade através da Umbanda, pois isso vai influenciar os guias, vai doutriná-los de forma que os trabalhos realizados tenham apenas o objetivo de ajudar.
Um médium de caráter comprometido pode colocar todo trabalho a perder, pois é capaz de influenciar de forma negativa até mesmo os guias de Direita, que já tem um certo discernimento, porém, como ainda estão todos no caminho do conhecimento, também não estão livres de equívocos.
Às vezes por falta dessa informação, os médiuns não tenham noção do quanto mal ele pode estar fazendo não só para a sua evolução espiritual como também para a evolução espiritual de seus guias, além de estar prejudicando um Irmão que veio em busca de algum alento. E por causa desses médiuns todas as Casas acabam sendo tachadas e julgadas pela falta de entendimento dos próprios trabalhadores da Umbanda. Eis a razão da importância de frequentar uma Casa de respeito e que se possa confiar.
Por isso, todos que se dedicam a ajudar ao próximo através do trabalho espiritual deve estar consciente de sua missão e seus objetivos, tanto no trabalho com a Direita como com a Esquerda, que nada divergem no objetivo de ajudar a todos que os procuram.

Esclarecimentos: Direita refere-se aos guias ligados diretamente ou não às Linhas Santas e Esquerda são os Exus e Pomba-giras.

Patrícia Augusto

38 comentários:

  1. parabéns pelo post,concordo plenamento contigo . axé , muita paz e luz para todos.

    ResponderExcluir
  2. Fui criada na Testemunha de Jeová,por isto devem saber como me é duro entender que o espiritismo não seja algo proibido na biblia,fiz curso de gnose uns 15 anos e lá também explicam que entrar em contato com os mortos é proibido pela biblia visto ser quem comparecem nestes centros são os EGOS destas pessoas,que são os 7 demônios capitais que Jesus expulsou de M.Madalena e tantos na época,também todos já ouvimos e vimos pessoas que frequentam estes lugares,mandarem fazer trabalho para roubar o marido de alguém,ou fazer mal a outras pessoas,como isto pode ser do bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Janete..

      Todos nos da terra estamos em processo de evolução espiritual, uns mais adiantados e outros menos. Cada um deve seguir e entender que a religião é uma forma de aproximação de um bem maior, ou seja, Deus. Uns em umbanda, outros catolicismo, outros espiritismo, respeitando sua escala de afinidade e evolução. Agora é evidente que certos irmão veem e querem que as coisas que não acontecem em nossas vidas sejam resolvidas sem saber a razão do por que Deus não nos forneceu aquilo e diante disso procuram ajudas dos irmãos espirituais para os auxiliar. Mas veja bem, não quero dizer que espiritos que aceitam algo em troca sejam piores do que os que dão suas graças de forma livre, são apenas irmãos ainda em escala de evolução, assim como as pessoas que procuram esse tipo de serviço. Então creia que exista pessoas disposta a ajudar os irmão que necessitam e que trabalham dia e noite em prol da caridade sem ser notados. Creia em Deus e respeita a diferença dos outros que assim todos nos um dia alcançaremos o bem maior, o bem do discernimento e amor puro.

      Muito Axé pra você.

      Excluir
    2. Não sequestro deus querida.ele nos deu a graça da vida nos escolheu no ventre de nossa mães desde la ele sabia cada ação cada pecado que comteriamos mais ele é amor.toda graça que ele quiser nos dar será dada se não for da vontade dela não fará e nos daremos graças a tudo porque é a vontade do pai. Filhos rebeldes seremos buscando algo que deus não se agradou? Todos nos temos uma missão nessa terra ninguém parte sem antes cumprir deus fez assim o povo tem mania de achar que os mortos estão vagando porque não terminaram sua missão aki mentira a Bibis diz que os mortos dormem esperando o dia do juízo ainda fala que eles não tem lembranças dessa vida apenas dormem .o diabo escraviza vcs com os sentimentos usam suas dores pra escravizar sabe o ponto fraco das pessoas e usa elas para fazer o mal e o povo está cego isso entristece o coração de deus.

      Excluir
  3. Fui criada na Testemunha de Jeová,por isto devem saber como me é duro entender que o espiritismo não seja algo proibido na biblia,fiz curso de gnose uns 15 anos e lá também explicam que entrar em contato com os mortos é proibido pela biblia visto ser quem comparecem nestes centros são os EGOS destas pessoas,que são os 7 demônios capitais que Jesus expulsou de M.Madalena e tantos na época,também todos já ouvimos e vimos pessoas que frequentam estes lugares,mandarem fazer trabalho para roubar o marido de alguém,ou fazer mal a outras pessoas,como isto pode ser do bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cada um escolhe a forma de se comunicar com o outro lado, o 'DIVINO', o sagrado. A Sra., por merecimento foi conduzida a referida seita, que usa como referencia um livro escrito por humanos, com o mesmo grau de instrução de uma criança de quarta série dos dias de hoje (se tanto). Outro erro é tomar ao pé da letra aquilo que está escrito nessa 'raridade', tipo expulsar sete demonios... Sete? porque não seis ou oito? tinha o RG de cada um que saía?
      A Sra. já deu um passo a frente, permitindo-se ler algo que muitos adeptos do judaismo/cristão sequer chegariam perto (por ignorância, preconceito, medo, egoismo e vaidade). Ótimo, parabéns. Agora procure entender que o que foi escrito naquele livro destinou-se a individuos tão inteligentes como ostras e portanto devia ter uma forte dose de medo, culpa, ganância, para ser levado a serio, ou seja, a historinha tinha que ser boa para que fosse passada para frente. Hoje, ainda temos muito a aprender, mas já conseguimos mascar chiclete e andar, sem tropeçar ou engasgar e muitos aspectos fisicos do mundo foram incorporados as religioes mais abertas. Assim, o eletromagnetismo, a quantica, a psicanalise e mesmo a medicina (ocidental e oriental) modificaram muito a forma de ver a relação entre este e o outro lado.
      Se somos capazes de nos comunicar com o outro lado, isso foi permitido por Deus, portanto, não é pecado. Se podemos emprestar nossos corpos, tal como aparelhos de rádio, para que entidades que são puramente energia consigam se comunicar, então porque não fazer.
      Em quase cinquenta anos de centro, eu nunca vi um "demonio" desejando que a pessoa siga em paz e com saude, ou seja, as entidades que se manifestam, mesmo as de esquerda não se interessam em prejudicar os consulentes. Qual o objetivo disso? Sabe quem são os 'demonios' que você ouve falar nesses locais 'biblicos'? são seus parentes, amigos, conhecidos, não conhecidos, inimigos, enfim, todo mundo que partiu desta para a melhor e está por ai, perdido como pipoca em boca de banguela, porque estão esperando encontrar um barbudo com um cracha escrito "Jisuis" que os conduzira ao paraiso prometido. Esquece... Quando o individuo se toca que passou ele é recebido por parentes de confiança (pai, mãe, irmãos avôs, avós...) que o levam para um tratamento de forma a acostumar com a nova condição. Imagine-se muçulmana, usando burka a vida toda, dentro e fora de casa. De repente você está em um lugar onde pedem que você use uma camiseta e uma calça jeans, por exemplo. Deve haver um período de adaptação para você sentir-se confortável, perder a vergonha, interagir com o novo mundo.
      Agora, se a pessoa em questão é um cabeça dura, materialista, mundano, viciado, egoista, egocentrico, vai continuar esperando Jisuis, que NUNCA vai aparecer. Enquanto isso ele vai ficando cada vez mais puto da vida, sentindo-se enganado e abandonado e por influencia de outros, que também cairam no mesmo conto da carochinha, começa a perverter, a se associar com espiritos cada vez mais atrasados, que lhes promete o céu se prejudicarem alguém, que lhes promete comida (sim, o infeliz ainda tem fome) se matarem tal pessoa. Esses são os 'demonios' pessoas que foram tranqueiras nessa vida, ou estupidos, o que no fim da no mesmo e quando desencarnam ficam por anos, décadas, séculos, enchendo o saco de quem está aqui, até que um dia, depois de muito apanhar entendem que o caminho é outro...
      Guias de Luz podem até ter passado por todos esses passos, mas isso foi há eras... hoje, conscientes e direcionados no cumprimento da Lei Divina, voltam nas honestas casas espiritas, umbandistas, etc para aconselhar, ensinar, ajudar a pessoa a SE AJUDAR.
      Deu para entender? Lugar de biblia é em mesa com pé bambo, para não balançar.

      Excluir
    2. ´Parabéns...pela ótima explicação!!!

      Excluir
    3. Parabéns! Apesar de não frequentar a umbanda tenho plena certeza de que o que foi dito no artigo e o que vc disse são pura verdade! Temos que abrir os olhos para o verdadeiro propósito da vida!

      Excluir
    4. A sua afirmação e leviana vc vai falar mal das sagradas escrituras é um louco insano Se ler um pouco das paisagens vai saber que bem antes de nascer deus Avis expulsado esses demónios que vcs chamam de guias de um povo que sofria com prostituição miséria vícios deus abomina suas ações ninguém faz contato com os mortos sai demónios escravizando vcs e esses demónios não fará mal a vcs de jeito nenhum vcs são deles são cavalos que fará tudo que eles pedir em nome da caridade o que ele busca e a alma e isso já tem porque Jesus esta voltando e vcs serão julgados pelas ações e seus corpos que Jesus ordenou que seria um templo do espírito santo profanados cheios de demónios ai sim vcs conheceram a religião que seguiram ate hoje ai sim o mal vai se manifestar e vcs se arrependeram e será tarde.

      Excluir
    5. O Amor ao proximo EA caridade passou longe hein, e respeitar também né que bom que o julgamento é inclusive ora senhorita pq oq salva é a sua ação não sua religião ou melhor sua seita

      Excluir
    6. VANESSA VAI ORAR MEU AMOR ACEITA ANTES DE VOCÊ A RELIGIÃO JA EXISTIAM NO MUNDO. EM TODA FACE DA TERRA SÃO MAIS 100 RELIGIOES DEFERENTES DEUS ANTES DE MANDAR SEU FILHO JA NOS AMAVA. CRIOU A GENTE SABENDO QUE IRIAMOS CULTUAR OUTRAS RELIGIÕES ENTÃO PORQUE CRIOU PERGUNTA ELE QUE FEZ O MUNDO EM 40 NOITES E DIAS A CULPA É DO CRIADOR FILHA RECLAMA COM ELE

      Excluir
  4. queria ter mais conhecimento espiritimos Porque minha familia tambem são Quero uma luz para que eu posso compriender este conhecimento

    ResponderExcluir
  5. Querida Janete Nazaré, eu não sou de nenhuma religião apenas creio em Deus e entendo que como existe pessoas se utilizando do Umbanda para fazer coisas ruins por aí, existe pessoas de todas as religiões fazendo o mesmo.......padres, pastores, monges, e etc...... E me desculpe mas estas leis que voce mencionou contradizem diretamente com o livre arbítrio à nós concedido. Como por exemplo escolher ser espirita.... Venho à vos com todo respeito.

    ResponderExcluir
  6. Nao consigo responde nossa queria Janete Nazaré Ferreira.
    Vai por aqui mesmo
    Não existe "RELIGIÃO RUIM" existe seres humanos ruins.
    Tanto aquele que faz e aquele que pedi são culpados do mal causado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post, bem esclarecedor!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse post, tenho buscado entendimentos e vcs tem me ajudado muito. Em relação as maudades é verdade que estão nas pessoas, pois estou sendo vitima de evangélicos que fazem oração contraria para meu marido não voltar p casa , então não são as religiões que são ruinsve sim as pessoas. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Lembrem-se Cristo foi o q teve mais dons no Mundo..Espirita..E os iguinorantes acham q nao.Sao os de Umbanda Camdomble Magia Negra q sao os espiritas..Acordem pro mundo...

    ResponderExcluir
  10. No passado os Bruxos e Bruxas seriam as pessoas q seriam queimadas em fogueira..Cristo o maior espirita foi parar na Cruz, em suma Espiritismo nunca prestou..Deus soh fez os 10 mandamentos..Ai vem o ser humano faz uma baita Biblia com dizimo e distorçoes q ha a cada Igreja ou Templo..Vejamos se Espiritismo nao presta, claro. Pra q as igrejas no Mundo arrancam dinheiro das pessoas de forma torpe para bem proprio e pregam o q? Espiritismo, historias dos nossos ancestrais mortos q o fazem de vivos..Tah na Biblia nao mexam com os Mortos. E q o ser humano faz desinterra Cristo no Mundo pra bem proprio, prosperar, dinheiro, nao se fala outra coisa..Cristo eh soh pra Saude, e as Igrejas prometem dinheiro a vc..Vai lah trouxa da dinheiro casa carro fazenda..E fica sem nada ai a Igreja usa Deus vai te prosperar..Desejo as igrejas do Inferno Todas Lixo..Pra Padres Pastores, largarem de ser Vagabundos e usar o seu dinheiro pra bem proprio irem trabalhar pra ganhar dinheiro..Nos o Povo trabalha e as Igrejas Vagabundam, se temos q trabalhar pra prosperar dizem tanto q facam o mesmo..O Povo se ilude e sustenta Vagabundo ate quando vao acordar..O bom Patrao trabalha mais q seus funcionarios da EXEMPLO e o PADRE-PASTOR -VAGABUMDOS - SAO MAU EXEMPLO..SE ACHAM QUE ENTENDEM A BIBLIA SAGRADA PRA TE DEIXAR POBRE- A MIM UNS OTARIOS....E O POVO AOS POUCOS VAO ACORDAR..CREIO EU..TD D BOM A TODOS.....

    ResponderExcluir
  11. No passado os Bruxos e Bruxas seriam as pessoas q seriam queimadas em fogueira..Cristo o maior espirita foi parar na Cruz, em suma Espiritismo nunca prestou..Deus soh fez os 10 mandamentos..Ai vem o ser humano faz uma baita Biblia com dizimo e distorçoes q ha a cada Igreja ou Templo..Vejamos se Espiritismo nao presta, claro. Pra q as igrejas no Mundo arrancam dinheiro das pessoas de forma torpe para bem proprio e pregam o q? Espiritismo, historias dos nossos ancestrais mortos q o fazem de vivos..Tah na Biblia nao mexam com os Mortos. E q o ser humano faz desinterra Cristo no Mundo pra bem proprio, prosperar, dinheiro, nao se fala outra coisa..Cristo eh soh pra Saude, e as Igrejas prometem dinheiro a vc..Vai lah trouxa da dinheiro casa carro fazenda..E fica sem nada ai a Igreja usa Deus vai te prosperar..Desejo as igrejas do Inferno Todas Lixo..Pra Padres Pastores, largarem de ser Vagabundos e usar o seu dinheiro pra bem proprio irem trabalhar pra ganhar dinheiro..Nos o Povo trabalha e as Igrejas Vagabundam, se temos q trabalhar pra prosperar dizem tanto q facam o mesmo..O Povo se ilude e sustenta Vagabundo ate quando vao acordar..O bom Patrao trabalha mais q seus funcionarios da EXEMPLO e o PADRE-PASTOR -VAGABUMDOS - SAO MAU EXEMPLO..SE ACHAM QUE ENTENDEM A BIBLIA SAGRADA PRA TE DEIXAR POBRE- A MIM UNS OTARIOS....E O POVO AOS POUCOS VAO ACORDAR..CREIO EU..TD D BOM A TODOS.....

    ResponderExcluir
  12. Lembrem-se Cristo foi o q teve mais dons no Mundo..Espirita..E os iguinorantes acham q nao.Sao os de Umbanda Camdomble Magia Negra q sao os espiritas..Acordem pro mundo...

    ResponderExcluir
  13. Espero q alguem aqui entenda bem minha mensagem..vencemos na vida com atitude apenas. A Saude primeiro Medico e o Alem q nos ajude nessa fase dificil q por ventura atravessar-mos..tenha fe em Deus apenas..Ele eh o nosso unico Deus..Desculpem Cristo filho de Deus morreu por nos e ponto..Quer ajuda peca a Deus apenas e deixem os Mortos quietos q dizem q sao vivio..Dica:- Morreu ai Deus resolve..O ser humano acha q tem esse Dom.Nao tem..Nao somos Deus..Alias ele nos criou..Nao podemos criar o Pai..O q somos? Filho apenas..

    ResponderExcluir
  14. Espero q alguem aqui entenda bem minha mensagem..vencemos na vida com atitude apenas. A Saude primeiro Medico e o Alem q nos ajude nessa fase dificil q por ventura atravessar-mos..tenha fe em Deus apenas..Ele eh o nosso unico Deus..Desculpem Cristo filho de Deus morreu por nos e ponto..Quer ajuda peca a Deus apenas e deixem os Mortos quietos q dizem q sao vivio..Dica:- Morreu ai Deus resolve..O ser humano acha q tem esse Dom.Nao tem..Nao somos Deus..Alias ele nos criou..Nao podemos criar o Pai..O q somos? Filho apenas..

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olhe, tem uma passagem em João, na qual CRISTO fala com Marta, que diz assim:
    Aquele que crê em mim mesmo depois de morto viverá;
    Aquele que crê em Mim ainda que em vida, nunca morrerá.
    Crês tu nisto?
    Bom, aí já diz quase tudo eu acho, mas, ainda em João ELE diz a Nicodemos:
    Necessário vos é nascer de novo.
    Em Corintios é mencionado que se esperarmos em CRISTO somente nessa vida, seremos os mais miseráveis dos homens.
    E a passagem em Matheus ELE diz;
    Aquele que tem ouvidos ouça, Era ele o Elias que havia de vir....
    Poxa vida com tantas passagens na própria Bíblia Sagrada, vocês ainda tem dúvidas que existam vidas pós morte?
    Eu poderia mencionar mais pelo menos 20 passagens na própria Bíblia, e o porquê vocês nos perseguem?
    A Umbanda Sagrada, não é para se fazer mal algum para ninguém, aquele que matar a espada é necessário que seja morto a espada, aquele que levar em cativeiro, em cativeiro irá, isso está em Apocalipse, quem faz mal a alguém é óbvio que no plano espiritual demorará mais para elevar se, mas, aquele que se propõe a fazer o bem, a caridade e o amor ao próximo, mais perto da luz estará.
    O lema de uma Umbanda de verdade é:
    Fazer o bem sem olhar a quem.
    É só isso......

    ResponderExcluir
  17. Olhe, tem uma passagem em João, na qual CRISTO fala com Marta, que diz assim:
    Aquele que crê em mim mesmo depois de morto viverá;
    Aquele que crê em Mim ainda que em vida, nunca morrerá.
    Crês tu nisto?
    Bom, aí já diz quase tudo eu acho, mas, ainda em João ELE diz a Nicodemos:
    Necessário vos é nascer de novo.
    Em Corintios é mencionado que se esperarmos em CRISTO somente nessa vida, seremos os mais miseráveis dos homens.
    E a passagem em Matheus ELE diz;
    Aquele que tem ouvidos ouça, Era ele o Elias que havia de vir....
    Poxa vida com tantas passagens na própria Bíblia Sagrada, vocês ainda tem dúvidas que existam vidas pós morte?
    Eu poderia mencionar mais pelo menos 20 passagens na própria Bíblia, e o porquê vocês nos perseguem?
    A Umbanda Sagrada, não é para se fazer mal algum para ninguém, aquele que matar a espada é necessário que seja morto a espada, aquele que levar em cativeiro, em cativeiro irá, isso está em Apocalipse, quem faz mal a alguém é óbvio que no plano espiritual demorará mais para elevar se, mas, aquele que se propõe a fazer o bem, a caridade e o amor ao próximo, mais perto da luz estará.
    O lema de uma Umbanda de verdade é:
    Fazer o bem sem olhar a quem.
    É só isso......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e bem assim não quando deus diz ainda querente morto vivera ele se refere ao espírito.como se ele desse um respaldo ao que sofre .ainda que não aja mais sida forças que tenha desistido eu o farei e tudo estará bem ou seja resolvido Jesus não fala de ressuscitar de vida a pós a morte pelo contrario deus abomina na bíblia que invoca os mortos fazem magias. Deus fala que os mortos dormem a espera do juízo final não existe outro plano a vida e uma só. Só temos uma chance de reconhecer a Jesus como único salvador.deus deixou o pai o filho e o espírito santo.pedi ao pai em nome do filho e ele vos respondera. Saber da nossa vida ate o diabo sabe e todos esses enxus do umbanda são demónios que Jesus expulsou de m.madalena o povo está cego

      Excluir
  18. Bem esclarecedor. Há muito eu vinha tentando entender isso e não conseguia. Grato!

    ResponderExcluir
  19. Bem esclarecedor. Há muito eu vinha tentando entender isso e não conseguia. Grato!

    ResponderExcluir
  20. Ô tristeza! Um indivíduo que não consegue sequer escrever em Portugues corretamente pensa que entende biblia, escrita em Aramáico, traduzida para o Grego, para o Latim,... Será que há algo original nesse troço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelson, grande crítico vc! A discussão em questão não é o português... E sim a essência da umbanda. Olha com o que vc ta se preocupando kkkkkkkk aiaia

      Excluir
    2. Discurssão* saindo do foco total!

      Excluir
    3. Discurssão* saindo do foco total!

      Excluir
    4. Adelson, grande crítico vc! A discussão em questão não é o português... E sim a essência da umbanda. Olha com o que vc ta se preocupando kkkkkkkk aiaia

      Excluir
    5. O Adelson, se isso foi para mim, me mostre os erros de português......
      Quanto a Bíblia Sagrada, óbvio que foi escrita em Aramáico, traduzida depois em várias línguas, mas, como eu disse: posso apontar mais de vinte passagens que comprovam que existe vida pós morte. CRESTO nos prometeu a vida eterna, o porque de não crer em Suas palavras?
      Abraços e muita luz a você.....

      Excluir
    6. O Adelson, se isso foi para mim, me mostre os erros de português......
      Quanto a Bíblia Sagrada, óbvio que foi escrita em Aramáico, traduzida depois em várias línguas, mas, como eu disse: posso apontar mais de vinte passagens que comprovam que existe vida pós morte. CRESTO nos prometeu a vida eterna, o porque de não crer em Suas palavras?
      Abraços e muita luz a você.....

      Excluir
  21. Eu entendi a sua explicação. Só não compreendo o pq desse "rancor" ao falar de Jesus. Ele mais do que nenhum outro foi o mestre em ensinar como ajudar, acolher, aconselhar e ensinou a cura com a imposição das mãos. Pq esse "rancor" ao falar dele? Mais iluminado do que ele ainda não vi. Ainda que as entidades espirituais trabalhem na luz mo amor na caridade.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite ,gost gost de fazer uma pergunta a pessoa mais entendida no capô espírita, Como pode o mesmo santo que traz luz amor e caridade ele fazer o bem e o mesmo fazer o mal??!?! Como entender que as mesma entidades de luz pode fazer o mal também?!?!
    Jesus faz mal a alguém ??? Além do bem????
    Porque não ir direto ao rei "Jesus" ?!?!

    ResponderExcluir