quarta-feira, 31 de julho de 2013

Irmão sol, irmã Lua

São Francisco de Assis é um dos principais nomes que nos leva a refletir sobre a Caridade. Francisco foi um homem que praticava a caridade a partir do respeito e amor ao próximo. E para ele o próximo não era apenas o ser Humano, mas cada ser vivo que o rodeava, cada aspecto da natureza.


Que possamos aprender a ser gratos e humildes como Francisco de Assis, levar o melhor que temos a todos aqueles que necessitarem, repartir o pouco (ou muito) que temos, dar Amor e abraçar com compaixão a nossa missão de Caridade e Fé.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

domingo, 23 de junho de 2013

Malandragem, por Zé Pelintra

Dentro de cada mulher habita uma mulher maravilhosa, Que nos sustenta, nos alimenta, que é amor, ternura E que criou toda essa terra para a gente abençoar.

Malandro é mulherengo? É sim. Ele não pode ver uma mulher, que ele ajoelha e bate a cabeça. Esse é o mistério da malandragem. O resto é besteira.

Quem está falando aqui, é o chefe de uma grande falange de Zé Pelintra. É o chefe de uma legião de Malandros. Então, eu sei o que estou falando.

Malandro não é traficante de morro. Se tiver traficante de morro como Malandro, Ele já se converteu à Luz. Dá para entender o que estou falando?

Malandro não faz mal a ninguém. A Lei da Malandragem é a lei da alegria de viver. É a lei de poder ajudar dentro da Lei Maior e da Justiça Divina. De modo feliz, alegre, espontâneo. Essa é a Lei da Malandragem.

Então, sou sim. Sou mulherengo. Do lado sagrado, eu sou sim. Toda mulher para mim, é mãe. Toda mulher para mim é linda. Não tem defeito. E os Malandros que são Malandros, sabem do que estou falando. Então, se sintam amadas por um Malandro.

Eu já fui Mestre de Jurema. Eu trabalho em qualquer Linha desta Umbanda Sagrada. Que pra mim, é mãe. E só podia ser mãe, por isso é sagrada.

Quem trouxe esta Linha da Malandragem foi o Zé Pelintra. Para abrigar os milhares de espíritos que se encontravam desequilibrados. No sentido do amor, da paixão.

Eles passaram por um processo de aprendizado. Dentro deles foram tomados pela mãe, pelo sagrado feminino. E servem com toda devoção.

Nosso símbolo é a lua. Eles trabalham de madrugada, sob a luz do luar. A luz do luar é nosso prazer, porque a mãe está olhando para a gente.

Quando firmar para Zé Pelintra e para Malandro, Tenham consciência disto. Eu não tolero qualquer tipo de desrespeito a qualquer mulher. E quando eu vejo, vou em cima e mostro como se respeita uma mulher.

O feminino é o poder.

O masculino só direciona esse poder.

Todo poder divino reside no feminino.

O sagrado masculino dinamiza esse poder.

É profundo, não é?

Deus abençoe, guarde e guie!

Se precisarem de mim, estou à disposição.

Uma vela branca ou vermelha,

Um copo de água ou de pinga.

Ou só o coração de vocês.

Eu vou sempre estar ao lado de vocês para o que der e vier.

Deus abençoe!

Que assim seja!

Salve a Umbanda!

Mensagem transmitida pelo Sr. Zé Pelintra, por meio de seu médium, Marcel Surya, em 21/09/11, quarta feira, desenvolvimento mediúnico, turma 3, gira de Marinheiro, com chamada de Malandro e manifestação do Sr. Zé Pelintra, sustentada por Pai Obaluayê e Mãe Oxum. (Gira dirigida pelo Marcel Surya). (Mensagem transcrita pela Márcia Nunes).

Templo/Escola Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca


sábado, 1 de junho de 2013

Defesa Energética

Vamos abrir o mês de junho com dicas para nos defendermos de nós mesmos, dos nossos próprios medos e obstáculos que construímos sem mesmo perceber. Desconheço o autor do texto.



Defesa Energética


Todos nós sabemos que as energias negativas são uma das maiores preocupações do ser humano. Elas nos alcançam em qualquer lugar do planeta. Mas, podemos nos defender, começando a tomar uma série de atitudes e providências. Abaixo segue seis dicas para começar a combatê-las.

1. NÃO TEMER NINGUÉM
Uma das armas mais eficazes na subjugação de um ser é impingir-lhe o 
medo. Sentimento capaz de uma profunda perturbação interior, vindo até a provocar verdadeiros rombos na aura, deixando o indivíduo vulnerável a todos os ataques. Temer alguém significa colocar-se em posição inferior, temer significa não acreditar em si mesmo e em seus potenciais; temer significa falta de fé.
O medo faz com que baixemos o nosso campo vibracional, tornando-nos assim vulneráveis às forças externas. Sentir medo de alguém é dar um atestado de que ele é mais forte e poderoso. Quanto mais você der força ao opressor, mais ele se fortalecerá.

2. NÃO SINTA CULPA
Assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem. Ela altera nosso campo vibracional, deixando nossa aura (campo de força) vulnerável ao agressor. A culpa enfraquece nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade. Um dos maiores recursos utilizados pelos invejosos é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido.. Sustente as suas vitórias sempre!

3. ADOTE UMA POSTURA ATIVA
Nem sempre adotar uma postura defensiva é o melhor negócio. Enfrente a situação. Lembre-se sempre do exemplo do cachorro: quem tem medo do animal e sai correndo, fatalmente será perseguido e mordido. Já quem mantém a calma e contorna a situação pode sair ileso. Em vez de pensar que alguém pode influenciá-lo negativamente, por que não se adiantar e influenciá-lo beneficamente? Ou será que o mal dele é mais forte que o seu bem? Por que será que nós sempre nos colocamos numa atitude passiva de vítimas? Antes que o outro o alcance com sua maldade, atinja-o antecipadamente com muita luz e pensamentos de paz, compaixão e amor.

4. FIQUE SEMPRE DO SEU LADO
A maior causa dos problemas de relacionamentos humanos é a “Auto-Obsessão”.
A influência negativa de uma pessoa sobre outra sempre existirá enquanto houver uma idéia de dominação, de desigualdade humana, enquanto um se achar mais e outro menos, enquanto nossas relações não forem pautadas pelo respeito mútuo. Mas grande parte dos problemas existe porque não nos relacionamos bem com nós mesmos.
“Auto-Obsessão” significa não se gostar, não se apoiar, se autoboicotar, se desvalorizar, não satisfazer suas necessidades pessoais e dar força ao outro, permitindo que ele influencie sua vida, achar que os outros merecem mais do que nós. Auto-obsediar-se é não ouvir a voz da nossa alma, é dar mais valor à opinião dos outros.
Os que enveredam por esse caminho acabam perdendo sua força pessoal e abrem as portas para toda sorte de pessoas dominadoras e energias de baixo nível. A força interior é nossa maior defesa.

5. SUBA PARA POSIÇÕES ELEVADAS
As flechas não alcançam o céu. Coloque-se sempre em posições elevadas com bons pensamentos, palavras, ações e sentimentos nobres e maduros.
Uma atmosfera de pensamentos e sentimentos de alto nível faz com que as energias do mal, que têm pequeno alcance, não o atinjam. Essa é a melhor forma de criar “incompatibilidade” com as forças do mal. Lembrem-se: energias incompatíveis não se misturam.

6. FECHE-SE ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS
As vias de acesso pelas quais as influências negativas podem entrar em nosso campo são as portas que levam à nossa alma, ou seja, a mente e o coração. Mantenha ambos sempre resguardados das energias dos maus pensamentos e sentimentos, e fuja das conversas negativas, maldosas e depressivas.
Evite lugares densos e de baixo nível. Quando não puder ajudar, afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

"Saudade é o amor que fica"

Artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista

Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:

— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
— E o que saudade significa para você, minha querida?
— Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.

Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

Paz e luz a todos _/\_

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A zebra é branca com listras pretas ou pretas com listras brancas?

Queridos,
o momento é de união. Dar fim às discussões infrutíferas e exercitar o silêncio, a oração, a compreensão. Vemos várias religiões com seus símbolos, seus rituais, seus costumes, suas crenças. No final, é uma roupagem que estimula a humildade, o amor ao próximo, o incentivo a espiritualidade, a reforma íntima. No fundo, todas tem o mesmo propósito levando através de caminhos mais adequados para cada um.
Por isso, para que o desrespeito? As comparações, os julgamentos, as ofensas?
Somos todos ligados na mesma teia da vida...Todos irmãos. Navegantes do mesmo planeta. Com bilhões de pessoas, milhares de seitas, religiões e conceitos filosóficos. Mas no fundo, aqueles que vivenciam o verbo amar percebem que não importa se a zebra é branca ou preta. O importante é respeitar o animal.

sábado, 2 de março de 2013

Prece de Cáritas

Vamos começar o mês de Março com uma das mais belas orações que conheço. Vamos, na fé de nossos mentores e guias espirituais, agradecer as bênçãos conquistadas nesse início de ano e pedir luz, força e fé para continuar a caminhada pelos próximos dias do ano. Que a paz esteja com todos vocês.

"Deus, nosso Pai,
Que sois todo poder e bondade,
Dai a força àquele que passa pela provação
Dai a luz àquele que procura a verdade
Pondo no coração do Homem a compaixão e a caridade.

Deus,
Dai ao viajor a estrela guia,
Ao aflito, a consolação,
Ao doente, o repouso,

Pai,
Dai ao culpado o arrependimento,
Ao espírito, a verdade,
À criança, o guia,
Ao órfão, o pai.

Senhor,
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhece,
Esperança para aqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores
Derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

Deus! Um raio de Luz, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a Terra.
Deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita
E todas as lágrimas secarão,
Todas as dores se acalmarão.
Um só coração, um só pensamento
Subirá até Vós como um grito
De reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre as montanhas,
Nós Vos esperamos com os braços abertos.

Oh, Poder! Oh, Bondade! Oh, Beleza! Oh, Perfeição!
Queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.

Deus,
Dai-nos a força no progresso de subirmos até Vós.
Dai-nos a caridade pura.
Dai-nos a fé e a razão.
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas
O espelho onde deve refletir a Vossa Santa Imagem.

Amém!"

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eu sou Zé Pilintra

"Por onde eu passo, não tenho inimigos. Por onde entro, sou bem recebido. Estou sempre sorrindo, sempre disposto a uma boa conversa e a ajudar no que for preciso, sem dar mais do que posso dar em todos os sentidos. Sou amor, sou bem vivido, aprendo rápido, não apresso meus passos. Sou o que sou, mas mudo se for necessário, sou maleável, nunca corruptível. Sou malandro, não marginal, sou terreiro, templo, sou imortal.

Minha alma está em Deus, Deus está em mim através dos meus atos e de minhas palavras, das minhas preces e das minhas magias. Deus me comanda com alegria, pois sou servo do Seu Poder infinito e, na simplicidade do meu ser, faço o que faço porque gosto, porque sou e não quero ser. Sou malandro, sou boêmio cantador das graças de Deus e, sob a Luz do luar, danço no ventre da madrugada, no âmago da divina Mãe, canto, sorrio e dou meu Axé.

Sou negro, caboclo, branco, mulato, brasileiro, estrangeiro, sou de quem tem fé, sou de quem me quiser. Sou Zé Pilintra, malandro e trabalhador, que leva a vida de duas maneiras: com muita fé e com muito amor."

Mensagem de Seu Zé Pilintra
Pelo médium Marcel de Oliveira

Retirado do Jornal de Umbanda Sagrada,
Ano XIII, n. 153 - Fevereiro/2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Oração de Proteção ao Sono

"Nesta cama me deitei,
Sete anjos nela achei:
Três nos pés e quatro na cabeceira,
Nossa Senhora da Guia na minha dianteira.

-Deite e descanse,
Não tenha medo nem pavor,
Nem de nada tenha receio.

Valha-me o Senhor crucificado
Filho da Virgem Maria
Me guardai esta noite,
Amanhã e todos os dias.

Que meu corpo não seja preso,
Que minh'alma não seja perdida,
Nem meu sangue seja derramado
Nas mãos de meus inimigos.

Andarei dia e noite com fé e alegria
Assim como andou Nosso Senhor
no ventre da Virgem Maria.

Encomendo-me a Jesus, Maria e José.
Jesus, Maria e José sejam minha compania!"

Esta oração faz parte da minha família. Minha avó me ensinou que eu a fizesse antes de dormir para evitar pesadelos. Compartilho aqui para quem interessar possa. É só rezar com fé e confiança e terás um sono tranquilo.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Uma conversa sobre o amor


E hoje, 02 de Fevereiro, dia de Iemanjá, Sereia do Mar, trago uma reflexão sobre o amor, representado por nossa Mãe Oxum. 

É bom sempre lembrar que no sincretismo, ambas são Nossa Senhora e dentro de nosso conceito, ambas são Senhoras das Águas, portanto estão diretamente ligadas.


UMA CONVERSA SOBRE O AMOR

por André G. Santos

Em uma noite dessas, enquanto participava dos sete dias de conexão com Mamãe Oxum, me vi em um desdobramento astral durante a madrugada.
Quando tomei consciência estava diante de uma bela preta velha de olhar sereno e amoroso.
- Boa noite fio – cumprimentou-me.
- Boa noite vovó.
- Trabalho bonito esse que estão fazendo para Mamãe Oxum – comentou e continuou – Pena que nós não conseguimos entender a dimensão desse Amor Divino!
Percebendo meu silêncio e reflexão continuou:
Já começa que não entendemos que o principal amor é o amor próprio. Passamos a vida toda tentando amar o que está fora de si, quando o principal, amar a si próprio, não fazemos.
Culpamos-nos, nos punimos e, quase sempre, deixamos de fazer as coisas para nós mesmo para fazer pelos outros.
E esse é só um dos amores! Tem o amor a família, que desprezamos, maltratamos, ficamos ausentes...
Tem o amor ao próximo... Ah, o amor ao próximo... Como somos hipócritas, só amamos o próximo até não ter que arregaçar as mangas e ajudara-los – falou isso soltando um belo riso.
Tem o amor dos namorados, noivos e casais... Tão confuso isso hoje em dia, amores separados pelos interesses próprios, cada um tem suas coisas, tudo tem contrato, não se respeitam, o carinho fica para depois do acerto dos bens. Falta respeito, carinho, reciprocidade.
Claro que estou generalizando, mas fio, daqui o que mais temos visto hoje é isto!
Lagrimas começaram a correr dos meus olhos e ela me abraçou confortando... Ela sabia o porquê das lágrimas, mas não disse nada, apenas abraçou-me.
Apenas continuou baixinho...
E tem o amor da fé... Esse o povo brasileiro conhece bem, mas só o usa com fervor quando está precisando, quando a dificuldade bate a porta, quando alguém está doente. Não se lembram do agradecimento diário por tudo o que são e recebem de Deus.
Afastou-me um pouco e olhou meus olhos – E eu perguntei:
E qual é ou quais são os mais importantes?
Ela deu um sorriso e respondeu: Todos eles são importantes igualmente.
Cada um é parte de um belo quebra-cabeça onde, quando um falta, fica incompleto – e continuou – É preciso pensar, viver, sentir, doar-se, sorrir, agradecer, empenhar-se em todos eles. Só assim teremos uma vida plena e feliz.
E se não fizermos isso, não estaremos cumprindo nossa maior missão em vida: Ser feliz e fazer feliz. – E despediu-se
Fique com Deus, fio amado, que Mamãe Oxum lhe abençoe e que você sempre se lembre... Cometemos erros, mas nunca é tarde para concerta-los.

Salve os Pretos Velhos
Ora iê iê Mamãe Oxum
Adociaba Mamãe Iemanjá

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Desencarne Coletivo



Diante da terrível tragédia em Santa Maria (RS) nesta madrugada de 27 de Janeiro de 2013, venho deixar uma reflexão de Emmanuel que foi retirada dentre as muitas mensagens de indignação pelo ocorrido.


Desencarnações Coletivas (Emmanuel)

Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios?
(Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reunião pública, na noite de 23-2-1972, em Uberaba, Minas).

RESPOSTA:
Realmente reconhecemos em Deus o Perfeito Amor aliado à Justiça Perfeita. E o Homem, filho de Deus, crescendo em amor, traz consigo a Justiça imanente, convertendo-se, em razão disso, em qualquer situação, no mais severo julgador de si próprio.
Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente.
É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.
***
Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontro marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.
Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.
Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de
sangue e lágrimas.
Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.
***
Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as conseqüências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança.
É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.
***
Lamentemos sem desespero, quantos se fizerem vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos.
Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o melhor.

Transcrito do livro: XAVIER, Francisco C. Autores diversos. Chico Xavier pede licença. S.Bernardo do Campo: Ed. GEEM. Cap. 19