sábado, 2 de fevereiro de 2013

Uma conversa sobre o amor


E hoje, 02 de Fevereiro, dia de Iemanjá, Sereia do Mar, trago uma reflexão sobre o amor, representado por nossa Mãe Oxum. 

É bom sempre lembrar que no sincretismo, ambas são Nossa Senhora e dentro de nosso conceito, ambas são Senhoras das Águas, portanto estão diretamente ligadas.


UMA CONVERSA SOBRE O AMOR

por André G. Santos

Em uma noite dessas, enquanto participava dos sete dias de conexão com Mamãe Oxum, me vi em um desdobramento astral durante a madrugada.
Quando tomei consciência estava diante de uma bela preta velha de olhar sereno e amoroso.
- Boa noite fio – cumprimentou-me.
- Boa noite vovó.
- Trabalho bonito esse que estão fazendo para Mamãe Oxum – comentou e continuou – Pena que nós não conseguimos entender a dimensão desse Amor Divino!
Percebendo meu silêncio e reflexão continuou:
Já começa que não entendemos que o principal amor é o amor próprio. Passamos a vida toda tentando amar o que está fora de si, quando o principal, amar a si próprio, não fazemos.
Culpamos-nos, nos punimos e, quase sempre, deixamos de fazer as coisas para nós mesmo para fazer pelos outros.
E esse é só um dos amores! Tem o amor a família, que desprezamos, maltratamos, ficamos ausentes...
Tem o amor ao próximo... Ah, o amor ao próximo... Como somos hipócritas, só amamos o próximo até não ter que arregaçar as mangas e ajudara-los – falou isso soltando um belo riso.
Tem o amor dos namorados, noivos e casais... Tão confuso isso hoje em dia, amores separados pelos interesses próprios, cada um tem suas coisas, tudo tem contrato, não se respeitam, o carinho fica para depois do acerto dos bens. Falta respeito, carinho, reciprocidade.
Claro que estou generalizando, mas fio, daqui o que mais temos visto hoje é isto!
Lagrimas começaram a correr dos meus olhos e ela me abraçou confortando... Ela sabia o porquê das lágrimas, mas não disse nada, apenas abraçou-me.
Apenas continuou baixinho...
E tem o amor da fé... Esse o povo brasileiro conhece bem, mas só o usa com fervor quando está precisando, quando a dificuldade bate a porta, quando alguém está doente. Não se lembram do agradecimento diário por tudo o que são e recebem de Deus.
Afastou-me um pouco e olhou meus olhos – E eu perguntei:
E qual é ou quais são os mais importantes?
Ela deu um sorriso e respondeu: Todos eles são importantes igualmente.
Cada um é parte de um belo quebra-cabeça onde, quando um falta, fica incompleto – e continuou – É preciso pensar, viver, sentir, doar-se, sorrir, agradecer, empenhar-se em todos eles. Só assim teremos uma vida plena e feliz.
E se não fizermos isso, não estaremos cumprindo nossa maior missão em vida: Ser feliz e fazer feliz. – E despediu-se
Fique com Deus, fio amado, que Mamãe Oxum lhe abençoe e que você sempre se lembre... Cometemos erros, mas nunca é tarde para concerta-los.

Salve os Pretos Velhos
Ora iê iê Mamãe Oxum
Adociaba Mamãe Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário